Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Aves


Como ajudar as aves em seu dia a dia



Aves: livres pela própria natureza
Nenhum outro animal está tão associado a ideia de liberdade quanto as aves. Por isso, a SAVEBrasil e sua rede de instituições parceiras acredita que toda ave deve viver em liberdade.
Apreciá-las em sua vida livre e natural é um espetáculo fascinante e isso é possível independente do local onde moramos. 
Existem formas simples e acessíveis de atrair as aves para as nossas varandas, jardins e quintais, sem afetar sua forma de vida natural. Abaixo seguem algumas sugestões dadas peloCentro de Estudos Ornitológicos (CEO)Mais detalhes sobre essas e outras dicas podem ser encontradas no endereço www.ceo.org.br/jardim/comoatrair.htm
- Forneça água
Aves adoram se banhar e essa pode ser uma forma muito fácil de atraí-las; basta colocar uma bacia de barro na sacada do prédio ou no chão do jardim. Outra possibilidade é implementar uma banheira tipo pia batismal, que além de eficiente é também decorativa. A pia, disponível em lojas de jardinagem, deve ter pouca profundidade (máximo de 4 cm).
Atenção: águas paradas podem ser locais propícios à proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por isso, é importante lavar com frequência esses recipientes, trocando suas águas regularmente.
- Implemente comedouros e bebedouros
Comedouros para as aves podem ser facilmente implementados colocando-se uma bandeja ou prato com frutas - banana, laranjamamãogoiabaabacate - em uma árvore, varanda ou muro. Lembre-se de trocar as frutas regularmente, para evitar atrair ratos, baratas e outros animais indesejados.
Os bebedouros, famosos por atrair beija-flores, são também muito procurados por outras aves como sanhaços e cambacicas. Eles podem ser colocados em diversos locais, incluindo janelas e varandas.
Importante: sempre que colocar água açucarada nos bebedouros as seguintes precauções dehigiene devem ser tomadas:
- Troque a solução com frequência, de preferência diariamente.
- Faça uma limpeza adequada do bebedouro. O interior pode ser limpo com uma escova dotipo de limpar mamadeira.
- O tubinho por onde a ave suga a solução também deve ser limpo internamenteEvite corolasou outros ornamentos que dificultam a limpeza.
- A concentração de açúcar indicada é de 20% (1 parte de açúcar para 4 partes de águaporser parecida com a concentração do néctarNão coloque mais nada além de água e açúcar.
Para quem tem disponibilidade de espaço, o ideal é o plantio de espécies vegetais nativas, que fornecem néctar como o ingá ou frutos como a pitagueira, além de outras que fornecem materiais para a construção de ninhos. A manutenção de áreas arborizadas fornece também abrigos para as aves. Mesmo assim, os bebedouros podem ser usados como uma estratégia para trazê-los bem perto de nós, permitindo que possamos observá-los em detalhe.
Socorro a aves acidentadas ou doentes
O socorro a aves acidentadas ou doentes dependerá de muitos fatores, como a espécie de ave envolvida, sua idade, as condições do acidente ou doença. Desta forma, o melhor a fazer é levar a ave a um profissional capacitado. Alguns municípios dispõem de setores especializados neste tipo de atendimento. Em outros, os profissionais dos Centros de Controle de Zoonoses podem ajudar, bem como dos Jardins Zoológicos, além de médicos de clínicas veterinárias.
No município de São Paulo um local que pode ser contatado para informações sobre o que fazer em cada caso e também para levar animais silvestres em perigo é a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, localizada no Parque Ibirapuera:
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a sexta, das 7h  às 19h
Tel. (11) 3885-6669
faunasvma@prefeitura.sp.gov.br
 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/fauna